O que eu não controlo não é digno da minha energia
Quanto transtorno e aborrecimento evita na vida aquele que não se preocupa com o que seu vizinho diz, ou faz, ou pensa, mas tão somente com o que ele mesmo faz...
— Marco Aurélio
O estoicismo, filosofia que Marco Aurélio seguia, ensina que devemos nos concentrar no que está sob nosso controle. E o que os outros dizem, fazem ou pensam não está. Ao invés de desperdiçar energia com críticas ou expectativas externas, devemos cultivar a tranquilidade interior, baseada na consciência de nossas próprias atitudes e intenções.
Isso não significa ignorar o mundo ao redor, mas sim reconhecer que nossa paz vem da coerência entre valores e ações, e não da aprovação externa. Libertar-se dessa preocupação traz leveza e autonomia. Passamos a viver de forma mais genuína, tomando decisões com base na razão e na ética, e não no medo do julgamento. Assim, evitamos conflitos desnecessários e aborrecimentos, nos aproximando de uma vida mais plena e centrada no que realmente importa: nosso próprio desenvolvimento e bem-estar.