Sobre o uso da razão para guiar as emoções

Às vezes, sinto uma vontade enorme de reagir no impulso — seja gritar quando estou com raiva, comprar algo que não preciso ou responder sem pensar. Não nego que falho muitas vezes conseguir me controlar. Mas com ensinamentos dos filósofos estóicos, aprendi que não preciso ser escravo dessas emoções. O estoicismo me ensinou que eu sou responsável por como respondo ao mundo, mesmo quando ele parece injusto ou difícil.

Quando algo me irrita, respiro fundo e lembro: não é o que acontece que me afeta, mas como eu escolho reagir. Se alguém me provoca, posso escolher manter a calma. Se sinto vontade de desistir, posso lembrar que a força está em continuar, mesmo quando é difícil.

Os estóicos, como Sêneca e Marco Aurélio, acreditavam que a verdadeira liberdade vem do controle interno. Não posso controlar tudo lá fora, mas posso controlar meus pensamentos e atitudes.

Controlar os impulsos não é se tornar frio ou sem sentimentos. É aprender a usar a razão para guiar minhas ações. Quando faço isso, me sinto mais forte, mais livre e mais em paz comigo mesmo. E cada vez que escolho a calma em vez do caos, estou me tornando a pessoa que quero ser.

Comentários

Postagens mais visitadas